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CETA - Circulo Experimental de Teatro de Aveiro / desde 1959
 
 

O Círculo Experimental de Teatro de Aveiro (CETA), foi criado em Fevereiro de 1959, por um grupo de jovens aveirenses que, colaboravam, num suplemento literário juvenil, no semanário “O Litoral”, concluíram que, era tempo de Aveiro, ter um grupo de teatro, por certo estavam longe de imaginar que iam dar nome a um grupo que, ao longo de cinquenta e cinco anos, tem colecionado prestígio e fama, na arte do representar: - CETA (Circulo Experimental de Teatro de Aveiro).

Em 3 de julho do mesmo ano, o CETA tem pronto o seu primeiro espetáculo que é proibido de ser apresentado neste dia pela censura e pela PIDE, só porque no programa o ilustre aveirense e homem de letras, Mário Sacramento, assinava um texto de apresentação. Este espetáculo era composto pelas peças “O Urso” de Anton Tcheckov, “O Dia Seguinte” de Luiz Francisco Rebelo e um entreato de poesia de Carlos Morais. Finalmente, o espetáculo só foi possível após ser eliminado na totalidade o referido texto e substituído por outro, de não menos ilustre Aveirense, o Dr. David Christo, diretor de “O Litoral”. Foi à cena no teatro Aveirense, a 31 de julho de 1959.

Assim começa a história do CETA.

O CETA é formalmente oficializado a 2 de abril de 1964, embora já fizesse teatro desde 1959 mercê de uma autorização especial do Governo Civil do distrito.

Durante alguns anos e, porque o nome “Experimental”, fazia alguma confusão à censura e à PIDE, o CETA foi proibido de o utilizar!!!

O CETA tinha como aspirações realizar um teatro novo, artístico e técnico e divulgar os melhores autores, aspirações que se mantêm passados 56 anos de vida. Por falta de espaço com condições, no início as peças são apresentadas no Teatro Aveirense. Em 1969, inicia-se a construção do teatro no local onde ainda hoje se encontra em atividade.

Durante os 56 anos de atividade o CETA nunca parou. Levou à cena mais de 117 peças, sem contar com os diversos espetáculos de rua. Proporcionou formação a muitas crianças e jovens em todos os domínios cénicos, despoletou o “bichinho” do teatro em muitos outros, organizou palestras e colóquios, editou uma revista de poesia e alguns livros de teatro, dos quais se destacam:

  • “Contar a Cardar” de Mário Castrim, editado em 2004, cuja apresentação trouxe a Aveiro um conjunto diversificado de grupos nacionais e estrangeiros, quer ligados ao teatro quer a muitas outras vertentes culturais, nomeadamente, da música à dança, ao cinema à poesia.

  • “O Rapaz Bicicleta, uma história de amor” de Ana Salgueiro, editado em 2012, que resultou de uma peça para a infância cuja estreia ocorreu em dezembro de 2011.

Ao longo do seu percurso, o CETA obteve numerosos prémios e menções honrosas em concursos de teatro, foi homenageado, é conhecido por todos os aveirenses e por muitos portugueses e a qualidade do seu trabalho tem sido reconhecida por todos os que com ele têm tido contato.


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